A epidemia do coronavírus está alastrar-se ao poucos pelo mundo , países como a Itália já puseram de quarentena pelo menos 12 cidades.
Com este surto a espalhar pela população , a procura pelas máscaras em todas as lojas fez aumentar drasticamente os preços deste utensílio básico.
Entretanto , alguns vendedores aproveitaram a situação para quadruplicar preços dos seus produtos em plataformas e-Commerce.
Uma dessas situações é a própria Amazon.
Segundo e-mails vazados a qual o blog americano “Wired” teve acesso , circula uma norma interna em que se adverte todos os vendedores de máscaras a não manipularem os preços a qual vai contra a própria política da empresa.
Porém , nada impede os vendedores aplicar preços absurdos , á altura em que este artigo foi escrito (26 Fevereiro 2020), um conjunto de máscaras de 50 unidades pode atingir um valor de 80€ na Amazon espanhola.
O que devemos considerar é que nem a OMS (Organização Mundial de saúde) e outras entidades competentes mencionam que as máscaras sejam efetivas contra a propagação do Covid-19.
As diretrizes para a população se focam na limpeza das mãos , uso de gel anti bacteriano e evitar destinos turísticos que haja ocorrências do coronavirus.
Esperamos que muitas plataformas comerciais e governos tomem medidas concretas para impedir este tipo de manipulação de preços a qual se pode tratar de vidas humanas.
Fonte: Gizmodo