Collection #1, este é o nome do documento que contém mais de 773 milhões de e-mails e 21 milhões de passwords e que esteve por algum tempo disponível para download na plataforma MEGA.

Este documento é a maior coleção de dados roubados até hoje, são mais de 87GB de informação, foi descoberto por Troy Hunt, investigador de segurança informática e desde a sua descoberta que o ficheiro original foi removido.

Segundo o especialista, este ficheiro foi feito ao longo de vários anos, resumidamente este arquivo tem milhões de e-mails e passwords derivados de ataques informáticos e falhas de segurança que houve, como é o caso do MySpace em 2008, ou o Tumblr e LinkedIn, entre outros.

A pergunta que fica é “Como eu sei que tenho o meu e-mail nessa lista?”

É simples, o especialista Troy Hunt é o criador do site I Have Been Pwned, clique no link e introduza o seu e-mail e verifique se está no documento Collection #1 ou outros sites que tenham sofrido um ataque informático ou tiveram falhas de segurança, caso esteja é mudar a sua password para ficar com a sua mente tranquila.

 

Fonte: Wired