No ano 2015, um homem com o nome de Jianhua “Jeff” Li com 43 anos, foi detido por acusação de comercialização de produtos falsificados da Apple e Contrabando nos Estados Unidos de América.
Passou um bom tempo e agora em 2018 o arguido declarou-se culpado no julgamento em que confessou que agia de forma ilícita, aconteceu em New Jersey nos Estados Unidos da América, a condenação vai ser no dia 30 de Maio.
Entre 2009 a Fevereiro de 2014, Li e a sua “equipa” conseguiram fazer contrabando de mais 40 mil dispositivos e entre esses produtos estarem tanto Iphones como Ipads falsos, como também caixas e rótulos com o logótipos falsos da Apple.
O esquema conseguiu render mais de 1.1 milhão de dólares, e todo esse dinheiro se encontrava nas contas bancárias dos Estados Unidos da América em que o titular era o Jianhua Li.
Nos documentos que tinham sido arquivados e segundo o testemunho judicial, revela que para escapar à Alfândega e da Protecção de Fronteira do Estados Unidos da América, os equipamentos eram sem rótulos mas com as marcas falsas.
Quando chegassem ao destino os equipamentos e etiquetas, era fazer o embalamento e depois enviar para os colaboradores do esquema por todo o país e começar a vender.
Três “colegas” de Li do esquema também se declararam culpados e foram sentenciados em Julho de 2017, a terem de cumpri 3 anos e 1 mês de prisão.
Fonte: AndroidGeek