10 apps de segurança que precisa ter no seu smartphone

O smartphone está a deixar de ser uma curiosidade, um pequeno luxo ou um brinquedo. Está a tornar-se o principal equipamento eletrónico utilizado pelas pessoas, em Portugal e noutros países. De acordo com o Sapo Tek, uma investigação recente mostra que os utilizadores Android preferem “processadores poderosos e ecrãs grandes”, numa abordagem claramente prática e de maior eficiência. Isto significa que a segurança é igualmente uma preocupação cada vez maior.

Vejamos em seguida 10 apps de segurança que ajudam a proteger o seu smartphone, e não só.

1 – Firefox Focus

Os utilizadores do navegador Firefox em computador certamente quererão usufruir das mesmas características e vantagens em ambiente mobile. Deverão ser os primeiros a adotar e instalar o Firefox Focus, a versão mobile do browser. Ao bloquear anúncios, trackers e cookies, não só se torna mais privado e seguro como também mais rápido.

2 – NordVPN

O browser mais privado e um antivírus conferem um certo grau de proteção contra hackers e cibercriminosos. Mas há sempre manobras de phishing à espreita, além de outras formas de espiar e controlar as comunicações feitas a partir de um telemóvel – principalmente quando se utilizam redes de internet públicas. A melhor alternativa consiste na utilização de uma VPN (“Virtual Private Network”, ou rede privada virtual). Ao criar um “túnel” entre um dispositivo móvel e os servidores remotos aos quais se liga, a VPN garante a privacidade do utilizador e torna a monitorização por terceiros muito mais difícil.

3 – PasswordSafe

A segurança online passa, em grande parte, pela gestão de passwords. Ter uma password única para todas as contas principais (e-mails, etc.) é perigoso, ainda que seja uma senha difícil de decifrar. Mandam as regras de segurança que se tenham várias passwords diferentes. Mas é impossível decorá-las. A solução passa por um gestor de passwords como o PasswordSafe, que é um dos melhores do mercado. Permite guardar passwords, PINs e outra informação altamente sensível. E quanto ao acesso, é feito com uma password – que funciona como chave-mestra para toda a informação contida na conta. A dupla autenticação reforça a segurança deste serviço.

4 – Find My Device

Se um telemóvel se perde, há o risco de que toda a informação confidencial nele contida seja capturada por outrem. Principalmente se desapareceu por ter sido roubado, e não perdido. O Find My Device é o antigo Android Device Manager da Google, agora com outro nome e um pouco melhorado. Permite detetar um equipamento, bloqueá-lo à distância e até apagar todos os dados nele existentes, em situações de emergência. É até possível colocar o aparelho perdido a emitir sons, para facilitar a sua localização.

5- NoRoot Firewall

Os smartphones de média gama podem tornar-se realmente eficazes se os seus recursos forem bem geridos. A app NoRoot Firewall contribui para esta gestão ao dar ao utilizador o controlo sobre os acessos online das apps do aparelho, sem que seja necessário fazer root ao telemóvel. Deixará de haver aplicações a consumir dados móveis de forma sub-reptícia.

6 -SecureCall

Quem receia que as suas chamadas possam estar a ser monitorizadas poderá munir-se com a SecureCall. Esta aplicação oferece encriptação para chamadas telefónicas feitas através dela. É necessário que o interlocutor da chamada também a utilize, pois baseia-se numa arquitetura peer-to-peer.

7 – Signal Messenger

Esta aplicação oferece também segurança extra mas para as tradicionais SMS. Funciona mesmo que um dos utilizadores não esteja a usar a app.

8 – Resilio Sync

A Resilio Sync é a app para quem gosta da comodidade de ter ficheiros alojados na cloud mas prefere não ter certos documentos guardados nos serviços comerciais mais comuns. Esta aplicação permite transformar um computador pessoal num serviço de “storage”. Em tudo semelhante ao Dropbox ou ao Google Drive, mas remetendo para o PC lá de casa.

9 – Tor Project

O Tor é o bem conhecido browser totalmente anónimo, e o projeto tem vindo naturalmente a estender-se ao ambiente mobile. Embora a robustez das aplicações ainda não seja exatamente a mesma que em ambiente web, tal explica-se porque esta existe há muito mais tempo. O Tor já desenvolveu várias apps para Android, nomeadamente o browser, o Ooni Probe (permite detetar se determinado site está a ser bloqueado) e o Orbot (encaminha o tráfego das outras apps do telemóvel para a infraestrutura Tor).

10 – Avast Mobile Security

O Avast é um dos antivírus gratuitos mais utilizados no mundo. Embora o nível de proteção que ofereça seja relativamente básico, o facto de ser grátis e simultaneamente proteger contra uma série de ataques mais comuns granjeou-lhe muitos fãs. A versão para smartphones e tablets é o Avast Mobile Security e testes recentes, de acordo com o GeekFlare, revelam que é bastante eficaz contra o malware comum.

Últimas Notícias

Listas de compras