Será o Xiaomi Mi Mix 2S o melhor smartphone qualidade/preço?
Vamos descobrir…
Primeiras Impressões
A partir do momento que temos a caixa, mostra termos um produto Premium à nossa espera dentro da caixa.
Ao abrir a caixa temos uma mensagem do CEO da Xiaomi, o que faz ter aquele arrepio na espinha.
Ao retirarmos o smartphone a sensação que se teve foi algo surpreendente, nota-se toda a qualidade ao termos na mão.
A cor do nosso dispositivo é branco com detalhes em prata, simplesmente lindíssimo o Mi Mix 2s.
O equipamento também tem cor preta com detalhes dourados, o que também é muito bonito.
Importa dizer que dentro da caixa não só vem o smartphone e o carregador como também uma capa a condizer com a cor do dispositivo que se comprou, neste caso branco.
A capa é bonita, algo dura, e tem escrito no meio da capa “Mi Mix Designed by Xiaomi”, sempre agradável de ver esse aspeto, mas vamos referir algo sobre a capa mais à frente.
Construção
A construção é Premium, a traseira é de cerâmica, importa salientar que cerâmica é mais resistente que vidro.
No entanto pode acabar por ser um problema nas quedas tal como o vidro porque mesmo sendo mais resistente, pode danificar com alguma facilidade caso não se tenho alguma capa a proteger o equipamento.
Tal como os modelos anteriores do Mi Mix, este traz consigo também uma capa como já tínhamos referido, mas aconselhamos comprar outra capa, sendo esta não das melhores para proteger o dispositivo.
Apesar de ser bonita, a capa parte-se com alguma facilidade, demos utilidade a essa capa e reparamos nesse pormenor.
Fora a cerâmica na parte traseira temos à volta do smartphone alumínio e um vidro Gorila Glass 4 a proteger o ecrã do Mi Mix 2S.
A espessura do dispositivo é de 8,1 mm nada de extraordinário.
O peso é de 191 gramas, um pouco pesado mas podemos dizer que estamos sentir o peso da qualidade Premium.
Ecrã
Muita gente esperava que este dispositivo tivesse um ecrã AMOLED, mas não é o caso e isto faz dar ideia mais errada que o ecrã do dispositivo não é nada especial.
O ecrã é IPS verdade, mas afirmamos que é o dos melhores que vimos até agora, uma qualidade soberba para um ecrã deste tipo e a ajudar temos o ecrã infinito que faz tornar ainda mais bonito.
Salientar que é um ecrã de 5.99 polegadas, resolução FUll HD+ (2160×1080) tendo ele uma proporção 18:9 com uma densidade de 403 ppi, pode não ser nada impressionante, mas realmente é um ecrã surpreendente.
O aproveitamento deste ecrã é de 81.9%
Mas claro AMOLED será sempre AMOLED.
Componentes
Processador/GPU/RAM
Um dos melhores smartphones em termos de desempenho, contém o poderoso Snapdragon 845 que irá suportar qualquer tipo de processamento.
A GPU do dispositivo é o Adreno 630, muito poderoso, irá suportar todo tipo tarefas que iremos executar no equipamento.
Existem três versões no Mi Mix 2S, que são:
- 6 GB / 64 GB
- 6 GB / 128 GB
- 8 GB / 256 GB
A que temos em mãos é a de 6 GB / 64 GB, pode haver uma pequena diferença para com a versão de 8 GB mas algo mínimo, sabendo que para os dias de hoje, 4 GB de RAM continua a ser mais do que suficiente para ter uma boa fluidez num equipamento.
Executamos várias aplicações ao mesmo tempo, funcionou sem qualquer tipo de lentidão, como já era esperado, respondeu com muita eficiência e rapidez.
Armazenamento
Como já se foi dito anteriormente, a versão é a de 6 GB / 64 GB, poderá ser insuficiente para os utilizadores intensivos, e por isso existir versões com mais armazenamento, tendo em conta que este modelo não possui slot para cartão microSD para se poder expandir o espaço do Mix Mix 2S, a Xiaomi e outras marcas poderiam começar a acrescentar o slot para expandir mais o armazenamento.
O espaço real do nosso aparelho é de 56.42 GB. (Depende de dispositivo para dispositivo)
O smartphone suporta dois cartões Nano SIM.
Bateria
A autonomia do dispositivo é boa, conseguindo suportar 2 dias em uso moderado, uso intensivo já irá depender bastante, poderá durar por volta de 10 horas ao navegar pelo browser simplesmente, para gaming por volta de 5 horas.
Este flagship oferece Quick Charge 3.0, podemos desde já afirmar que consegue carregar dos 15% aos 100% em 1h30m.
Para se fazer o carregamento é via USB Type-C.
Pode-se também carregar o dispositivo via Wireless, tendo este já Qi Wireless Charging, mas vale lembrar que se terá que comprar o Wireless Charger, existe já muitas marcas a vender esse acessório com vários preços.
O tempo de carregamento irá durar mais um pouco do que o normal, entre 2 horas a 3 horas dependendo do Wireless Charger que se compra.
A bateria é de 3.400 mAh.
Importante salientar que existe o modo poupança de bateria, caso se queira poupar a bateria sempre que se pretender.
Restantes Componentes
O Mi Mix 2S contém tal como a maioria dos smartphones o sensor biométrico e é simplesmente impressionante a resposta mal se ponha o dedo no sensor.
O GPS funcionou impecável, pouco a dizer neste ponto.
O dispositivo tem NFC, a Xiaomi aos poucos já começa a implementar o NFC nos seus equipamentos.
Vale a pena mencionar que este dispositivo já tem a Tecnologia Face Unlock, mas que só se pode usar se tivermos posto na região Índia, só assim se consegue ter acesso.
Mas não dá para dar o melhor uso dela, visto que se pedia mais para uma câmara de um topo de gama.
Um ponto negativo deste dispositivo é de não ter Jack 3.5 mm, por isso ter de se recorrer a um adaptador para ligar os auriculares (adaptador incluído na caixa), ou recorrer a auriculares bluetooth.
A qualidade de som consegue ser bastante boa, apesar de que pode melhorar ainda mais um pouco.
AnTuTu Benchmark
A pontuação que obteve foi de 267.993, não é surpreendente tendo em contas as especificações do aparelho já mencionadas.
Sistema
O sistema é o MIUI 9.5 baseado no Android 8.0 (Oreo), irá receber futuramente oficialmente o MIUI 10 baseado Android 8.1.
A Xiaomi tem agora nos seus dispositivos uma nova função, como é o caso do Mi Mix 2S, que em vez de se ter os “botões” retroceder, home e mudar de aplicação, pode-se mudar para o chamado de Full Screen Display, isto significa que muda os conhecidos botões por gestos no ecrã.
Jogos
Testámos variados jogos, damos destaque aos dois seguintes jogos
PUGB Mobile
Funcionou na perfeição com tudo ao máximo, sem um único lag, foi espetacular.
Rules Of Survival
O concorrente do PUBG mobile, este também funcionou na perfeição.
Todos os jogos funcioanaram perfeitamente neste Mi Mix 2S
Câmaras
As câmaras tem o melhor e o pior deste dispositivo.
Vamos ao melhor, a câmara dupla traseira de 12 MP sendo que o primeiro sensor tem uma abertura de f/1.8 e o segundo sensor de f/2.4.
De algumas fotografias que se tirou, ficaram todas excelentes, depois ao testar o IA (Inteligência Artificial) notou-se mais cor nas fotografias.
Aqui mostramos duas fotografias para se ter uma pequena percepção da qualidade da câmara.
Agora vamos referir o que pode ser o ponto mais fraco deste dispositivo, a câmara frontal, ela tem um sensor de 5 MP com uma abertura de f/2.0, comparativamente aos topos de gama da concorrência este fica muito aquém das expectativas.
A câmara porta-se como uma câmara de média gama, não é o que se pede para um dispositivo desta gama.
Conclusão
É um dos smartphone com grande qualidade/preço, tanto a nível de construção, ecrã, desempenho e a beleza do smartphone.
Claro que para alguns utilizadores poderá fazer confusão não ter AMOLED, mas mesmo assim continua a ser um belíssimo ecrã.
Ponto fraco exclusivo deste dispositivo é a câmara frontal que pedia-se mais para um topo de gama mas que mesmo não é uma má câmara.
Se vale a pena?
É um smartphone não muito longe da perfeição, portanto obviamente que aconselhamos principalmente por ser um dos melhores com o preço em questão.