O século XXI já ganhou o título de Era Digital ou Tempo da Tecnologia. De fato, a evolução tecnológica dos últimos anos tem sido incrível e quase todos os dias surgem novos dispositivos e aplicações que se transformam, também, em novas oportunidades e formas de viver a vida pessoal e profissional. Conheça algumas das atividades profissionais que a geração Millennial criou. Entre o século XX e o XXI a mudança do mundo foi mais rápida e mais visível do que alguma vez antes. O desenvolvimento das novas tecnologias e do mundo digital fez com que toda a vivência humana mudasse, alterando a malha social mas também aspectos da política e da economia internacionais. No nosso tempo, percebemos que toda a dinâmica digital afeta, também, a forma como encaramos o mercado laboral, havendo um leque muito mais vasto de opções, tanto no que diz respeito a áreas de estudo como ao próprio desenvolvimento profissional. A mudança no mercado de trabalho passaria, como sabemos, a incluir trabalhos que os nossos pais e avós dificilmente imaginariam possíveis, ao mesmo tempo que eliminaria algumas profissões mais antigas, que correspondem a tarefas que, agora, estão nas mãos de instrumentos digitais e tecnológicos. Existem várias tendências profissionais que se baseiam na era digital e que são, até, algumas das mais procuradas pelos jovens de hoje. Venha conhecer algumas atividades profissionais da era digital.

1. Gamer

Antigamente, se queríamos uma cadeira específica para jogar, os nossos pais julgavam que isto era um capricho. Entretanto, com a transformação desta atividade de lazer numa profissão, as vantagens de uma cadeira gamer passaram a fazer sentido para vários profissionais da área. Hoje, não só existem pessoas que se dedicam, especificamente à produção e criação de videojogos, como existe quem trabalhe no seu teste e quem se dedique, exclusivamente, aos campeonatos de gamer. Existe ainda quem ganhe dinheiro produzindo conteúdos de vídeo nos quais, simplesmente, se explanam estratégias e métodos de jogo, enquanto se joga online.

2. Influencer nas mídia sociais

Instagram, Youtube, Facebook, Blogger… não importa o meio: a mídia social veio para ficar e existe quem ganhe a vida exclusivamente através da exposição neste tipo de canal. Os criadores de conteúdos têm como profissão a criação de tendências, recebendo das suas parceiras e patrocinadores pagamentos e produtos em troca da sua influência junto dos vários seguidores. Atualmente, esta forma de trabalho é de tal forma consagrada que muitas das pessoas que se dedicam a ela são vistas socialmente como se se tratassem de celebridades.

3. Designer digital

Os designers já existiam mas a importância da componente visual online fez com que esta profissão precisasse de se especializar e de se adaptar à nova era para começar a criar conteúdos especificamente digitais. Existem, na atualidade, muitos designers que trabalham apenas com o mundo online, fazendo a adaptação dos espaços digitais às normas do e-marketing e seguindo conceitos tendência para garantir a força e a funcionalidade dos sites e plataformas online.