Vivemos num mundo globalizado, onde todo o tipo de bens e serviços é consumido à escala planetária. É isso que acontece com a maioria do nosso conteúdo favorito: os filmes norte-americanos são exibidos em cinemas de todo o mundo, séries coreanas chegam à Europa e aos Estados Unidos e as transmissões de jogos de futebol em Espanha ou na Inglaterra atingem milhões de fãs asiáticos.
Curiosamente, no entanto, a globalização do conteúdo na era digital não acabou com as limitações geográficas. Estas são causadas por vários fatores, que vão desde contratos de transmissões televisivas até motivos políticos — como quando um filme do Winnie the Pooh foi proibido na China, alegadamente por o presidente chinês ser comparado ao protagonista.
Estas limitações podem nem sempre afetar-nos, mas fazem-se certamente sentir quando viajamos para fora de Portugal. Já lhe aconteceu tentar abrir a Netflix num país estrangeiro e descobrir que a sua série favorita não está disponível nesse país? Isto significa que precisa de instalar uma VPN no seu dispositivo.
Todo o conteúdo, em qualquer lugar: vantagens de uma VPN
Uma VPN é a ferramenta perfeita para contornar limitações geográficas à internet e aceder ao seu conteúdo favorito enquanto viaja. Mas o que é uma VPN?
O que é uma VPN?
VPN significa “Virtual Private Network” ou “Rede Virtual Privada” em português. Trata-se de uma ferramenta de cibersegurança inicialmente concebida para proteger a ligação dos seus utilizadores enquanto estes navegam na internet, evitando que potenciais criminosos descubram o seu endereço de IP.
Atualmente, as VPN continuam a servir este propósito, mas também podem ser utilizadas para ver conteúdo transmitido em qualquer parte do mundo… esteja onde estiver!
Como usar uma VPN para aceder a conteúdo bloqueado
Com uma VPN, pode mudar o seu endereço de IP para uma localização diferente daquela onde se encontra. O processo demora menos de um minuto e faz-se com um ou dois cliques. Basta olhar para a lista de localizações disponibilizadas pela sua VPN e optar pelo servidor que mais lhe convém.
Imagine, por exemplo, que está no Brasil durante as celebrações do Carnaval, mas quer deixar o país para evitar multidões e gozar do seu sossego. Viaja até um país asiático exótico, mas descobre que, fora do Brasil, não pode ver a sua telenovela da Globo favorita. Com uma VPN, só precisa de se ligar a um servidor brasileiro para continuar a acompanhar os episódios como se estivesse no Brasil.
Outros usos para uma VPN
Ver telenovelas na Ásia não é, naturalmente, o único motivo para se usar uma VPN para aceder a conteúdo bloqueado. A possibilidade de assistir a qualquer filme, série ou transmissão televisiva do mundo em qualquer lugar serve para vários fins, mesmo quando não se está a viajar. Uma VPN permite-lhe, por exemplo:
- Ver conteúdo que ainda não chegou ao seu país: Ainda que muitos filmes e séries tenham uma estreia mundial simultânea, alguns estreiam em países como os Estados Unidos antes de chegarem a Portugal. Com uma VPN, só precisa de mudar a sua localização para os Estados Unidos para acompanhar toda a ação desde o primeiro momento;
- Ver conteúdo bloqueado no seu país: Sabia, por exemplo, que o filme da Barbie nunca chegou ao Vietname? Instalar uma VPN foi a única coisa que permitiu que os vietnamitas pudessem participar deste fenómeno cultural;
- Ver como é a internet noutros países: Os principais sites são diferentes de país para país. Com uma VPN, pode satisfazer a sua curiosidade e ver qual o aspeto do Google ou do YouTube noutros continentes;
- Contornar a censura local: Na Europa, a censura política tem um efeito mínimo no dia a dia dos cidadãos. Em países como a China, porém, define por completo o acesso ao conteúdo online. Neste contexto, uma VPN pode servir de ferramenta de dissidência política, com um contributo fundamental para jornalistas e ativistas.
Outras medidas de segurança para viajantes
Em jeito de conclusão, deixamos-lhe algumas medidas de segurança online adicionais para quando viaja:
- Não utilize redes de Wi-Fi públicas a não ser que seja estritamente necessário. Se tiver de o fazer, utilize uma VPN para proteger a sua identidade;
- Instale software como o Find My Device para encontrar os seus dispositivos em caso de perda ou roubo;
- Faça uma cópia de segurança de toda a informação importante dos seus dispositivos antes de viajar;
- Utilize uma ferramenta de acesso remoto para aceder ao computador de casa a partir do estrangeiro.