As grandes empresas tecnológicas Xiaomi e Nokia assinaram à dias um acordo, de forma a cooperar uma com a outra, em termos empresariais mas também fazer uma partilha de patentes entre si.
Isto acaba por ser vantajoso para ambas as marcas, visto que a Xiaomi quer recuperar os lugares cimeiros principalmente na China, e a Nokia voltar aos velhos tempos em que era a marca sensação.
As empresas assim poderão ter acesso às licenças registadas para determinados sectores entre elas.
A Nokia fornecerá equipamentos de infraestruturas de rede, de forma a obter ligações de alta velocidade com baixo consumo de energia, que são exigidos pelos grandes fornecedores Web.
Esta parceria tem em vista desenvolver novos projetos de inteligência artificial, realidade virtual e internet das coisas.
E para Rajeev Suri, presidente-executivo da Nokia, o trabalho com a Xiaomi vai fazer com que ocorra muitos projetos estratégicos.
As empresas irão trabalhar juntos em soluções de transporte ótico entre data centers, IP Routing, soluções de armazenamento e rede de processadores.
Existem ainda rumores que os smartphones de média gama da Nokia poderão usufruir do processador o Surge S1.
A ser verdade, poderá a Xiaomi fazer concorrência contra as grandes empresas como Qualcomm e MediaTek num futuro próximo.
Fonte: SAPO Tek