Cientistas de Hong Kong conseguem criar olho artificial que pode superar o olho humano 1

Cientistas de Hong Kong conseguem criar olho artificial que pode superar o olho humano

O que parecia ficção, tornou-se realidade, o professor de engenharia eletrónica e computacional da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, Zhiyong Fan e sua equipa conseguiram desenvolver um olho artificial que promete ser melhor que os olhos humanos.

O dispositivo imita tanto em tamanho como também a estrutura do olho humano. O mais impressionante, é que pode ser alimentado a partir da luz solar, resumidamente a pessoa que utilizasse o olho artificial não teria que retirar e pôr a carregar.

Cientistas de Hong Kong conseguem criar olho artificial que pode superar o olho humano 2

O olho “ciborgue” está muito pormenorizado, este contém uma lente, retina artificial hemisférica e na parte traseira encontram-se fios que estão conectados à retina que enviam impulsos elétricos ao cérebro.

A retina artificial foi desenvolvida com óxido de alumínio poroso e preenchido por nanowires (fios sensíveis à luz), estes foram construídos por um material com o nome Perovskita. Zhiyong Fan refere que cada nanowire pode funcionar como uma pequena célula solar e desta forma não é necessário de energia externa.

Para já ainda não foi testado em ninguém, mas já se fez testes em computadores ligados ao olho “ciborgue” e reconheceu com eficiência as letras  Y, I e E.

No entanto, nem tudo são boas notícias, é muito provável que não vejamos a invenção tecnológica a chegar ao público, por não só demorar imenso tempo a produzir como também é imensamente caro.

 

Fonte: ScienceNews

 

Deixe um comentário

Posts Interessantes