E aqui está a análise ao Xiaomi Redmi Note 5A versão 2GB/16GB, um smartphone de baixa gama que se pode ter em consideração em relação qualidade/preço.
Primeiras Impressões
Um reparo para a caixa ser diferente cor, o que a Xiaomi já nos habituou.
Desde o momento que se retirou o smartphone da caixa, que ficamos logo impressionados pelo design, apesar de ser simples é bonito e elegante e a sensação de o ter na mão é agradável.
A construção é de plástico, no entanto é um plástico agradável de se sentir, é opaco assim não teremos a preocupação de sujar a parte traseira porque será algo difícil.
Apesar de ser 5,5 polegadas, é leve e dá a sensação não ter hardware dentro do dispositivo.
O ponto menos forte do smartphone nas nossas primeiras impressões foi o de não ter retroiluminação nos botões capacitivos, mas ao que passar do tempo nos habituamos.
A espessura é de 7.7 mm o que é bom para um low cost.
Ecrã
O ecrã é outro aspecto que ficamos surpreendidos pela positiva, é verdade sim um smartphone baixa gama mas trouxe consigo qualidade, é de referir que o ecrã é IPS o que já é normal em quase todos os smartphones.
O brilho poderia ter um pouco mais mas nada de significativo, tanto a cor como a densidade de pixéis é mais que suficiente para o equipamento em questão sendo a resolução HD (1280×720).
Verdade, até poderia ser Full HD sendo 5,5 polegadas, mas relembrar que é um smartphone de baixa gama o que se compreende perfeitamente.
Componentes
Este aparelho vem equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 425, de quatro núcleos que funcionam a 1.4 Ghz, o GPU que está encarregue da parte gráfica é o Adreno 308 e por fim com 2 GB de RAM.
Provavelmente se irá pensar que poderá dar problemas ou não correr o sistema de forma fluída, o que é errado, a Xiaomi conseguiu otimizar perfeitamente o sistema para o hardware.
Funciona com fluidez, tanto se pretender o Facebook, ou outras redes sociais ou ir ao Youtube, ele passou totalmente no teste sendo de baixa gama.
Apesar disso, tentar evitar o chamado multitasking, ter várias aplicações ao mesmo tempo, aí sim poderá arrastar um pouco o que será normal devido ao hardware que possui.
O armazenamento é de 16 GB, apesar de este ser um aspeto menos bom, 16 GB já é pouco espaço para os dias de hoje e esses GB nunca são reais.
O Note 5A pode variar entre os 10 GB e os 15 GB, e o nosso equipamento veio com um total 10,25 GB o que foge bastante dos supostos 16 GB, mas sempre pode-se pôr um cartão de memória (máximo 128 GB) de forma a atenuar esse ponto mais negativo.
A bateria é de 3080 mah, porta-se bem suporta um dia em uso moderado, de forma intensa poderá durar 4 a 5 horas dependendo do que se está a usar ou jogar.
De referir que não usa tecnologia USB Type-C mas sim Micro-USB como se pode ver na imagem em cima.
Um detalhe neste smartphone para com o antigo modelo é que este pode-se usar dois cartões Nano Sim e mais um cartão de memória, e sim o equipamento não é como o seu antecessor em que tínhamos de abdicar de um cartão Sim para integrar o cartão microSD.
Ao contrário da versão intermediária e a mais poderosa deste modelo, não tem sensor biométrico (Impressão Digital).
Tem sensor infravermelho, caso queira dar uso para a sua TV, uma boa aposta também da marca em não deixar só para os de média/topo de gama e vem com o Bluetooth 4.1.
Vem ainda integrado com o GPS.
O som do equipamento consegue ser algo alto no máximo, e distorção é quase nula, e a qualidade é boa.
Fizemos o teste do Antutu e a pontuação foi como mostrou na imagem em baixo, foi acima dos 40000 o que foi bastante impressionante.
Sistema
O sistema é o Miui 9.1 baseado no Android Nougat como podemos ver na imagem em baixo.
E já se pode fazer a atualização para o Miui 9.2.
Jogos
Jogo – Vainglory
Testámos o MOBA mais jogado do segmento mobile, e as notícias são boas, apesar do bom grafismo do jogo, isso não impediu de correr perfeitamente.
Deu para desfrutar ao máximo e ainda conseguirmos derrotar a equipa adversária.
Jogo – Critical Ops
Este jogo correu de forma bastante aceitável, mas não se aconselha a pôr os gráficos ao máximo, porque irá haver uma queda forte de fps, deve-se por o grafismo no médio ou baixo para que se tenha de forma contínua 50 e poucos fps.
Fora este jogos testámos os mais básicos que correu lindamente como ainda testámos o Asphalt 8: Airborne que correu também quase a 100%.
Câmaras
A câmara traseira é de 13 mp com uma abertura f/2.2 e porta-se de forma bastante aceitável, como se pode ver na imagens em baixo.
Ainda suporta tecnologias de Autofocagem, HDR, Fotos Panorâmicas, entre outros.
A câmara frontal será mais própria para selfies sendo ela de 5 mp.
Conclusão
Foi um smartphone que nos impressionou pela positiva, sabendo principalmente que é de baixo custo.
Para tarefas básicas como redes sociais, chamadas, este smartphone é sem dúvida a escolha ideal, e caso não seja muito exigente na fotografia a qual também não se porta nada mal.
Mesmo para alguns jogos como se viu também se irá portar bem, apesar do reparo, haverá certo jogos pesados que provavelmente poderá correr mas com alguma limitação, dependendo do que se jogue.
O equipamento peca por não ter retroiluminação nos botões capacitivos mas como já referimos acaba por ser uma questão de hábito.
Um smartphone abaixo de 90 euros, vale bem a pena.